A Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Câmara de São José do Rio Preto realizou, nesta quinta-feira, 28 de fevereiro, a primeira reunião do ano. O grupo, presidido pelo vereador José Carlos Marinho (PSB), recebeu o superintendente do Semae, Nicanor Batista Júnior, e a secretária municipal do Meio Ambiente, Kátia Penteado. Eles foram prestar esclarecimentos a questionamentos levantados pelo vereador Marco Rillo (PT) sobre vazamento de esgoto, água represada e sujeira acumulada em canais de diferentes pontos da cidade.
Rillo apresentou fotos, vídeos e reclamações de munícipes. Kátia Penteado foi questionada sobre a limpeza de canais, como o da Avenida Murchid Homsi. A secretária informou que esse tipo de serviço é de responsabilidade da Secretaria de Serviços Gerais.
Sobre os pontos de vazamento de esgoto citados na reunião, o superintendente do Semae informou que o problema é causado em dias de chuva, quando água pluvial é lançada irregularmente dos quintais de algumas casas para ralos da rede de esgoto, provocando a abertura das tampas da rede. Nicanor Batista também foi questionado por Rillo sobre a demora para a execução de alguns serviços de manutenção. De acordo com o superintendente, vários serviços dependem de condições climáticas para serem realizados - dias de chuva inviabilizam fechamento de valas e serviços de recape, por exemplo, o que pode interferir no tempo de conclusão dos trabalhos.
Durante a reunião, representantes do Semae também responderam a demandas de moradores do conjunto habitacional Caic. No período que a cobrança da água no conjunto não era feita de forma individualizada, um rateio definia os valores das contas. Agora, com a leitura individual já restabelecida, o superintendente do Semae informou que os moradores que questionavam os valores anteriores, podem solicitar a revisão das contas.
Comunicação / Câmara Municipal
Publicado em: 28/02/2019 00:00:00
Publicado por: Imprensa