Uma das propostas quer instituir em Rio Preto, principalmente na escolas, a Semana de Conscientização, Combate e Prevenção do Escorpionismo. "Preocupadíssimo com a questão dos inimigos naturais, apresento o presente projeto, tendo em vista as inúmeras ocorrências registradas na Vigilância Ambiental, já que o veneno pode ser fatal. Principalmente em crianças, uma picada de escorpião provoca dor intensa, podendo causar náuseas, vômito, arritmia do coração, confusão mental e problemas respiratórios, existindo assim a necessidade absoluta de eliminar os focos de criação do aracnídeo", diz Piacenti na exposição de motivos.
O segundo projeto apresentado pelo vereador quer impor a órgãos de saúde públicos e privados a obrigatoriedade de produzir material educativo de combate e prevenção do escorpionismo. Entre os itens que seriam obrigatórios estão a distribuição e disponibilização de panfletos e banners, bem como a realização de exposições didáticas e divulgação em sites e redes sociais das entidades.
Apenas no mês de novembro, a Vigilância Sanitária de Rio Preto registrou mais de uma centena de chamados relacionadas à presença do escorpião, que tem como habitat locais com incidência de entulhos, pedras, madeiras e mato alto.
As duas propostas apresentadas por Eduardo Piacenti seguem para análise das comissões.
Publicado em: 01/01/0001 00:00:00
Publicado por: Imprensa