A câmara de São José do Rio Preto instalou Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar furtos de fios e cabos no município, assim como o funcionamento irregular de estabelecimentos que compram cobre e alumínio.
O autor do requerimento que dá origem à CEI é o vereador Alexandre Montenegro (PL), que aponta perdas econômicas e comprometimento da segurança e qualidade de vida dos cidadãos, além da ausência de dados de fiscalização do comércio de cobre e alumínio.
No documento, o vereador afirma que as informações recebidas em seu gabinete indicam a existência de uma rede criminosa ligada ao tráfico de drogas ligadas a estabelecimentos de reciclagem.
A Comissão, que tem o vereador Jean Dornelas (MDB) como relator e João Paulo Rillo (Psol) como membro, deve investigar o volume de furtos de fios de cobre e cabos elétricos, com análise detalhada de registros policiais, a quantidade de reciclagens abertas durante a madrugada, que operam de forma clandestina, sem registro de funcionamento e a relação entre os furtos e a possível atuação de organizações criminosas, incluindo a troca de drogas por materiais de cobre.
Os vereadores devem analisar, ainda, o impacto desses furtos na comunidade, na segurança pública e na economia local e traçar estratégias para combater a prática criminosa e proteger o patrimônio público e privado.
A Comissão terá um prazo de 120 dias para a conclusão dos trabalhos.
Publicado em: 13/05/2025 09:39:24