Foram convocados responsável pela empresa Gold Care, gestor do contrato e diretor de Compras e Contratos da Prefeitura
16 de setembro de 2021 - Categoria: Notícias da Câmara
A Comissão Especial de Inquérito que investiga denúncias de violações trabalhistas por parte de empresas terceirizadas que prestam serviço ao município aprovou a convocação do diretor responsável pela empresa Gold Care, do servidor responsável pelo gestor do contrato com essa empresa na Secretaria de Educação e do diretor de Compras e Contratos da Prefeitura de São José do Rio Preto , Wanderley Aparecido de Souza.
Segundo o presidente da CEI, vereador João Paulo Rillo (Psol), um grupo de mulheres contratada pela empresa Gold Care, que presta serviços è Educação, denunciou que estariam com salários atrasados, que tiveram redução de quase 50% no valor do tíquete alimentação além de estarem sendo obrigadas a pagar por um curso técnico de saúde volta à área de atuação, que são os cuidados com crianças portadoras de deficiência.
O vereador Pedro Roberto (Patriota), integrante da comissão, disse considerar "um absurdo" esse caso envolvendo as cuidadoras. "Estão contratadas desde 2019 e na época não foi exigido o curso. E agora, na véspera da retomada das aulas, estão exigindo que paguem esse curso. Muito estranho. Se não foi exigido antes, por que agora? Precisamos verificar , por mostra que não há fiscalização adequada do município", afirmou o vereador.
Já em relação à convocação do diretor de Compras e Contratos, os membros da CEI dizem que é para "entender" porque determinadas exigências não são feitas em editais e contratos quando as empresas são contratadas. "Há uma repetição de denúncias de violação de direitos trabalhistas. Falta fiscalização. Por isso, entendemos por bem, assim como fizemos com o secretário de Administração, Adilson Vedroni, que nos deu base, convocar o senhor Wanderley Aparecido de Souza, diretor de Compras e Contratos, para entender esse problema, que muitas vezes está na raiz, que são os editais e licitações. Mesmo que às vezes a lei permita, não podemos admitir. São quase 4 mil funcionários e o risco é permanente de violações trabalhistas e calotes", disse Rillo.
Pedro afirmou que "temos acompanhado as licitações e algumas questões têm origem na contratação. Importante para entender porque o município contrata uma empresa que aparentemente não vai cumprir o contrato. Quem conhece, já sabe que não vai dar certo (a contratação). Por isso, importante chamar o Wanderley."
O vereador Rossini Diniz (PL), que também integra a CEI das Terceirizadas, concordou com Pedro e Rillo e disse que considera "importante a convocação do Wanderley, para nos explicar como funciona esse processo, composição de preços, planilhas, tabelas etc." Todas as convocações foram aprovadas por unanimidade pelos membros da CEI e as datas dos depoimentos ainda serão definidas pelos integrantes.
Comunicação/Câmara Municipal
Os vereadores de São José do Rio Preto realizam na terça-feira, dia 13 de maio, a 17ª sessão ordinária de 2025. Entram em análise, na Ordem do Dia,...
O Tribunal de Justiça de São Paulo instalou na sexta-feira, dia 9 de maio, a Vara Regional das Garantias da 8ª Região Administrativa Judiciária, co...
Publicado em: 16 de setembro de 2021
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Horário de Atendimento
De segunda a sexta-feira: 7:30 às 17:00
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados. Política de Privacidade - Desenvolvido por: Sino Informática. Versão: 1.0.0.25