A Cipa foi instituída pela Resolução nº 1.262 de 16 de junho deste ano, de autoria do presidente do legislativo, Pedro Roberto Gomes.
17 de agosto de 2021 - Categoria: Notícias da Câmara
A Câmara Municipal realizou curso para capacitação dos integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), instituída no legislativo em junho deste ano. A Cipa tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, para tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
O curso foi ministrado pelo diretor geral da Câmara, Jorge Gimenez Berruezo. Especialista na área, Berruezo aplicou, durante dois dias, uma metodologia internacional com abordagem sobre a história, legislação, atribuições, planejamento, diretrizes, conceitos técnicos e prevencionistas, além de temas como doença profissional e do trabalho, segurança e prevenção de acidentes.
“O Sistema Internacional de Avaliação de Segurança (Sias) é uma técnica com ferramentas básicas para os cipeiros atuarem dentro de uma metodologia científica. Foi desenvolvido pela IBM norte-americana e aperfeiçoado no Japão. Chegou ao Brasil com o intercâmbio tecnológico entre empresas, principalmente da extração do alumínio; depois se difundiu por meio da Petrobras e Unilever.”, explica Berruezo.
A Cipa foi instituída pela Resolução nº 1.262 de 16 de junho deste ano, de autoria do presidente do legislativo, Pedro Roberto Gomes. “É um momento histórico. Representa o cuidado, o respeito com a segurança e saúde dos trabalhadores. A ideia é que a Comissão, representada por servidores, assessores e trabalhadores da empresa que presta serviço para a Câmara, possam juntos pensar como prevenir os acidentes e as doenças ocupacionais englobando também o momento em que estamos vivendo com a Covid-19. É um exemplo que estamos dando e que outras Câmaras possam seguir também.”, afirma o presidente.
A formação da Cipa ocorreu com a eleição secreta de dois representantes dos servidores públicos: Alessandro Lacerda da Silva e Maikon Reche de Oliveira; suplentes Fernanda Mara dos Santos e Edson Augusto Matscuma. Os dois representantes dos servidores comissionados e trabalhadores terceirizados, indicados pela presidência da Câmara, são Gabriel Gregório da Silva e Lupércio Euzébio; suplentes Lupércio Soares e Cláudia Moreira. “O curso foi importante, aprendi muito e agora vamos trabalhar forte na Cipa.”, disse Lupércio Euzébio.
“O primeiro passo da Comissão é a elaboração do mapa de risco. Serão avaliados todos os setores. Vamos verificar o que é preciso aperfeiçoar na segurança do ambiente para servidores e para quem frequenta a Câmara.”, explica Alessandro.
O mandato dos membros eleitos da Cipa será de um ano, permitida uma reeleição.
Comunicação/Câmara Municipal
Os vereadores de São José do Rio Preto realizam na terça-feira, dia 13 de maio, a 17ª sessão ordinária de 2025. Entram em análise, na Ordem do Dia,...
O Tribunal de Justiça de São Paulo instalou na sexta-feira, dia 9 de maio, a Vara Regional das Garantias da 8ª Região Administrativa Judiciária, co...
Publicado em: 17 de agosto de 2021
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Horário de Atendimento
De segunda a sexta-feira: 7:30 às 17:00
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados. Política de Privacidade - Desenvolvido por: Sino Informática. Versão: 1.0.0.25