Conferência irá debater inclusão social de moradores de rua

O evento será realizado pela Câmara de Rio Preto no dia 13 de agosto. Entidades e munícipes interessados no assunto poderão participar.


Data Indisponível - Categoria: Notícias da Câmara


Visualize fotos

Vereadores, assessores políticos, funcionários do Legislativo e Executivo e representantes de entidades já se reúnem para organizar o evento, agendado para o dia 13 de agosto, a partir das 8h, na Câmara. Nesta quinta-feira (10), o encontro para definição de detalhes da Conferência foi realizado no auditório do Legislativo.

Os vereadores integrantes das Comissões Permanentes de Assistência Social, Defesa da Cidadania, Segurança, Usos e Costumes e Direitos Humanos da Câmara Municipal comandam a organização. O objetivo é buscar soluções para o enfrentamento da questão pelas autoridades envolvidas, a implementação de políticas públicas, estabelecendo diretrizes e rumos que possibilitem a integração dessas pessoas às suas redes familiares e comunitárias, além do acesso pleno aos direitos garantidos aos cidadãos.

Para o debate, serão convidados especialistas no assunto, órgãos públicos e privados, entidades representativas de diversas categorias, população em situação de rua e demais interessados pelo tema. As despesas decorrentes da execução do evento correrão por conta de verba própria do orçamento da Câmara Municipal.

Abaixo, a Justificativa do Projeto de Resolução, que pode ser consultado na íntegra neste link:

A população em situação de rua em São José do Rio Preto tem transformado em uma grande preocupação. É possível encontrar famílias ocupando calçadas e praças, principalmente no Centro da cidade. Segundo moradores e frequentadores desses locais, a situação causa insegurança e desconforto, e deve ser resolvida o mais rápido possível pelas autoridades do município.

Para diversos pesquisadores do assunto, a solução desta problemática está na criação de políticas públicas que possibilitem a inclusão social dessas pessoas.

Para elaboração de políticas públicas que busquem soluções para a problemática que envolve a população em situação de rua em nosso Município, é necessário percorrer um processo de discussão, de forma a permitir a mais ampla participação de diferentes segmentos da sociedade.

As propostas contempladas nesta Conferência Livre terá por objetivo abarcar questões essenciais concernentes à parcela da população que faz das ruas seu espaço principal de sobrevivência e de ordenação de suas identidades.

A existência de indivíduos em situação de rua torna visível a profunda desigualdade social.

A população em situação de rua encerra em si o trinômio exprimido pelo termo exclusão: expulsão, desenraizamento e privação. Segundo a definição de cientistas sociais como Alcock (1997)) e Castel (1998), exclusão social relaciona-se com situação extrema de ruptura de relações familiares e afetivas, além de ruptura total ou parcial com o mercado de trabalho e de não participação social efetiva. Assim, pessoas em situação de rua podem se caracterizar como vítimas de processos sociais, políticos e econômicos excludentes (Martins,1994).

A Constituição Federal estabelece, em seu Artigo 5º, a igualdade de todos os cidadãos brasileiros perante a lei e a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade. No artigo 6º, lê-se que “são direitos sociais a educação, saúde, trabalho, moradia, lazer, segurança, previdência social, assistência aos desamparados, proteção à maternidade e à infância.”

As propostas a serem tratadas na presente Conferência, representam uma agenda mínima de ações, cuja implementação constitui desafio para toda a sociedade rio-pretense, tanto para os gestores governamentais quanto para a sociedade civil, devendo as mesmas serem detalhadas em programas, planos e projetos, contendo estratégias e mecanismos de operacionalização.

Comunicação / Câmara Municipal


OUTRAS NOTÍCIAS

Fique por dentro


Câmara aprova projetos em defesa de pessoas com TEA

Durante a 28ª sessão ordinária de 2025, os vereadores de São José do Rio Preto aprovaram dez propostas. Duas delas são em defesa de pessoas com Tra...


Câmara analisa projetos em prol de pessoas com TEA

Na terça-feira, dia 12 de agosto, a Câmara Municipal de São José do Rio Preto realiza a 28ª sessão ordinária de 2025. Na ocasião, serão analisadas...


Mais Notícias >





A Câmara | Vereadores | TV Câmara | Acesso à Informação | Servidor On-line | Portal Antigo | Mapa do Site

Horário de Atendimento

De segunda a sexta-feira: 7:30 às 17:00

Nosso e-mail

camara@riopreto.sp.leg.br

Telefone

(17) 3214-7777


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!