Dourival quer alvará para empresas de loteamentos em regularização

O projeto de lei nº 12/2016 foi protocolado nesta quarta-feira (03/02) e prevê alvará provisório para comércio e indústria instalados em loteamentos ainda irregulares.


Data Indisponível - Categoria: Notícias da Câmara


Visualize fotos

De acordo com a proposta, o alvarás provisórios serão concedidos, em caráter precário, mediante requerimento do interessado e após o pagamento das taxas. O documento terá validade até a concretização da regularização do loteamento, quando poderá ser solicitado o alvará definitivo.

Ficaria vedada, segundo o projeto, a concessão de alvarás para estabelecimentos novos, instalados após a publicação da lei.

Dourival Lemes lembra que, em decorrência do crescimento de São José do Rio Preto e proliferação de loteamentos fora do perímetro urbano do município, de forma irregular, os compradores das áreas muitas vezes não podem usufruir dos direitos e benefícios extensivos aos loteamentos regulares.

“Com a formação dos bairros, normalmente são instalados pequenos comércios e indústrias, que são muito úteis ao dia a dia dos moradores. O problema é que, por estarem irregulares, não são contemplados pela Lei do Zoneamento”, aponta o autor da proposta.

Dessa forma, fica impedido o Poder Público de conceder alvarás de funcionamento para as empresas, por falta de legislação que ampara a iniciativa. “Como consequência, estão sujeitos às sanções administrativas da fiscalização, inclusive com o perigo de lacração do estabelecimento”, ressalta Dourival.

O objetivo do projeto de lei é garantir aos empresários e trabalhadores das empresas instaladas nesses locais a continuidade das atividades desses estabelecimentos, até que a regularização seja concretizada. Nos últimos sete anos, de 108 loteamentos irregulares, foram regularizados cerca de 50. Além dos alvarás, a regularização permite a instalação de toda infraestrutura nos bairros.

 

Comunicação / Câmara Municipal


OUTRAS NOTÍCIAS

Fique por dentro


Câmara aprova projetos em defesa de pessoas com TEA

Durante a 28ª sessão ordinária de 2025, os vereadores de São José do Rio Preto aprovaram dez propostas. Duas delas são em defesa de pessoas com Tra...


Câmara analisa projetos em prol de pessoas com TEA

Na terça-feira, dia 12 de agosto, a Câmara Municipal de São José do Rio Preto realiza a 28ª sessão ordinária de 2025. Na ocasião, serão analisadas...


Mais Notícias >





A Câmara | Vereadores | TV Câmara | Acesso à Informação | Servidor On-line | Portal Antigo | Mapa do Site

Horário de Atendimento

De segunda a sexta-feira: 7:30 às 17:00

Nosso e-mail

camara@riopreto.sp.leg.br

Telefone

(17) 3214-7777


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!