Programa de Atenção à Gestante é lançado na Câmara

Objetivo é alinhar o trabalho de profissionais no atendimento às gestantes que tenham intenção de realizar a entrega voluntária dos bebês, a fim de evitar o abandono.


Data Indisponível - Categoria: Notícias da Câmara


Visualize fotos

O evento foi aberto pelo presidente da Câmara, Cel. Jean Charles Serbeto, e contou com a participação do juiz da Vara da Infância e Juventude de Rio Preto, Evandro Pelarin, o promotor André Luís de Sousa, a delegada Margareth Franco, o prefeito municipal Edinho Araújo, além de secretários municipais, vereadores, assistentes sociais, profissionais da saúde e de outras áreas ligadas ao tema.

A ideia de elaboração do programa partiu dos registros de casos de violência a recém nascidos e bebês em Rio Preto nos últimos meses. Em três casos recentes de mortes de bebês, a própria mãe foi a agressora.

O cronograma do programa inclui eventos de sensibilização e formação de grupos de trabalho, encontros com gestores/coordenadores das Políticas Públicas e representantes dos órgãos de direitos da criança e do adolescente, profissionais das áreas da Saúde e Assistência, Conselhos Tutelares e Conselho Municipal da Criança e do Adolescente.

O objetivo dos encontros é garantir a participação dos profissionais responsáveis pela execução do programa, a fim de alinhar os serviços na atenção à gestante e a parturiente.

O juiz Evandro Pelarin declarou que os poderes municipais devem atuar de forma conjunta para oferecer atenção à gestante. “É uma linha muito tênue entre apoiar a entrega voluntária da criança e não estimular que a mãe entregue seu filho. Por isso, temos que contar com uma equipe bem preparada para lidar com cada situação”, afirmou.

De acordo com Pelarin, o objetivo é evitar abortos clandestinos, tráfico de recém nascidos, infanticídio e a entrega de recém nascidos para pessoas da família ou conhecidos, o que não é permitido por lei.

O promotor André Luís de Sousa reforçou eu não há sanção para as mulheres que decidem entregar voluntariamente seu filho para adoção. “A mãe tem direito de não querer a criança e deve ser acompanhada nesse processo. Devemos assegurar o direito dessas mulheres e, como consequência, evitarmos o abandono”.

Para o vereador Cel. Jean Charles, esse é um assunto que deve ainda ser amplamente discutido. O presidente do Poder Legislativo em Rio Preto colocou a Câmara à disposição para o debate do programa de Atenção à Gestante. “Seja cedendo espaço para realização de encontros ou pelo trabalho das Comissões Permanentes de Defesa da Mulher e dos Direitos Humanos, a Câmara tem o dever de contribuir na ampliação das políticas públicas que assegurem os direitos das gestantes e a proteção às crianças”, reforçou.

Em seu discurso, o prefeito Edinho Araújo apontou a necessidade de todos os setores da sociedade estarem engajados na discussão. “Fiquei especialmente tocado por este tema, já que sou pai, avô e fico sensibilizado ao falar deste tema, da preservação da vida de nossas crianças”.

Profissionais da secretaria municipal de Saúde apresentaram as ações desenvolvidas pela pasta no atendimento às gestantes, crianças e adolescentes. Por fim, a assistente social Caroline Gonçalves, que integra o Programa de Atenção às Gestantes, declarou que a decisão da entrega voluntária trata de um olhar responsável das mulheres.

“O programa não estimula a entrega para adoção, mas sim uma reflexão profunda do momento que aquela pessoa vive, a história de vida de cada mulher, para que no final ela possa fazer a melhor opção: entregar ou ficar com a criança”.

Comunicação / Câmara Municipal


OUTRAS NOTÍCIAS

Fique por dentro


Sessão extra é encerrada por falta de quórum em plenário

A 3ª sessão extraordinária da Câmara Municipal de São José do Rio Preto foi encerrada por falta de quórum em plenário, que foi esvaziado pela maior...


Audiência pública debate realocação do Centro Pop

A realocação do Centro Pop foi tema de audiência pública realizada no Plenário da Câmara de São José do Rio Preto na noite desta quarta-feira, dia...


Mais Notícias >





A Câmara | Vereadores | TV Câmara | Acesso à Informação | Servidor On-line | Portal Antigo | Mapa do Site

Horário de Atendimento

De segunda a sexta-feira: 7:30 às 17:00

Nosso e-mail

camara@riopreto.sp.leg.br

Telefone

(17) 3214-7777


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!