Projeto de lei isenta idoso de pagar ônibus

Gratuidade no transporte já existe, regulamentada por decreto, mas vereador quer lei para garantir benefício


Data Indisponível - Categoria: Notícias da Câmara


Visualize fotos

Na justificativa, o vereador afirma que "com este projeto de lei, nosso município, que já foi o primeiro a instituir o “Passe Gratidão” (em 1984), procuramos que o assunto se transforme em lei municipal, com mais força que um simples decreto e de forma mais ampla, amparado no Estatuto do Idoso".

O projeto de Carlão prevê ainda que os idosos terão preferência de embarque e desembarque dos ônibus, além de exigir que as empresas afixem nos pontos placas informando a gratuidade. Proposta segue agora para análise das comissões.

Confira, abaixo, a íntegra da proposta:

Art. 1º. – Aos maiores de 60 (sessenta) anos de idade fica assegurada a gratuidade do transporte coletivo público urbano dentro de todo o município de São José do Rio Preto, denominado “Passe Gratidão”.

Art. 2º. – O disposto no artigo anterior aplica-se a todas as linhas operadas pelas concessionárias públicas municipais de transporte coletivo urbano.

Art. 3º. – Para ter acesso à gratuidade, basta que o idoso apresente qualquer documento pessoal que faça prova de sua idade superior a 60 (sessenta) anos.

Art. 4º. – As empresas de transportes coletivos urbano assegurarão prioridade ao idoso no embarque e desembarque nos ônibus de todas as linhas do município.

Parágrafo único - Os pontos de acesso ao transporte coletivo de passageiros deste município devem conter placa alertando sobre a prioridade às pessoas idosas para embarque e desembarque nos coletivos e para a utilização dos assentos.

Art. 5º. – Esta Lei entre em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário, em especial os Decretos 4461, de 24/04/1987 e 3466, de 15/03/1984.

 

Acompanha a Câmara de Rio Preto nas redes sociais Facebook, Twitter e YouTube


OUTRAS NOTÍCIAS

Fique por dentro


Sessão extra é encerrada por falta de quórum em plenário

A 3ª sessão extraordinária da Câmara Municipal de São José do Rio Preto foi encerrada por falta de quórum em plenário, que foi esvaziado pela maior...


Audiência pública debate realocação do Centro Pop

A realocação do Centro Pop foi tema de audiência pública realizada no Plenário da Câmara de São José do Rio Preto na noite desta quarta-feira, dia...


Mais Notícias >





A Câmara | Vereadores | TV Câmara | Acesso à Informação | Servidor On-line | Portal Antigo | Mapa do Site

Horário de Atendimento

De segunda a sexta-feira: 7:30 às 17:00

Nosso e-mail

camara@riopreto.sp.leg.br

Telefone

(17) 3214-7777


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!