Secretários prestam esclarecimentos à CEI da Cidade Digital

Objetivo é acompanhar a implantação do projeto, que estaria parado. Segundo o secretário de Obras, a etapa de instalação das antenas já está concluída.


Data Indisponível - Categoria: Notícias da Câmara


Visualize fotos

Presidida por Maurin Ribeiro (PC do B), a CEI conta hoje com os vereadores Carlão dos Santos (SD) e José Carlos Marinho (PSB), que integraram a Comissão após a saída de Dourival Lemes (PSD) e Eduardo Piacenti (PPS) da Câmara de Rio Preto.

Avaliado em R$ 1,1 milhão, o projeto prevê a disponibilização de sinal wi-fi de internet na região norte de Rio Preto. Segundo os vereadores que compõem a CEI, o programa tem recursos do governo federal liberados há dois anos, mas não foi implantado.

De acordo com o secretário de Obras, Luis Carlos Calças, a infraestrutura necessária para a implantação do projeto já está concluída, inclusive com a instalação, pela Empro, das antenas que farão a transmissão do sinal de internet dentro do prazo estabelecido inicialmente, 15 de março. “Acompanhamos a instalação e verificamos que foi realizada adequadamente”, afirmou.

Já a secretária da Fazenda, Mary Brito, declarou não ter conhecimento sobre detalhes do projeto Cidade Digital, já que não compete à pasta o desenvolvimento ou implantação do programa. “Se o recurso estiver disponível, está vinculado à secretaria de Planejamento. A Fazenda somente realiza os pagamentos que estão previstos no orçamento e com a autorização da secretaria responsável”, explicou.

Mary lembrou, ainda, que os processos licitatórios são realizados pela Administração. No caso do projeto Cidade Digital, houve a chamada para a licitação de equipamento necessário para a finalização do programa (link de internet). No entanto, segundo a secretária, não apareceram empresas interessadas na concorrência.

O vereador Marco Rillo, que acompanhou a reunião nesta quarta-feira, sugeriu aos membros da CEI que enviem requerimentos ao Executivo para obter informações sobre as próximas etapas da implantação do projeto, como as que dizem respeito à seleção das famílias que terão direito ao wi-fi gratuitamente.

“Devemos observar, agora, como serão distribuídos os acessos e quantos serão realmente beneficiados”, reforçou Rillo. A estimativa do projeto é atender a três mil usuários. A indicação das famílias deverá ser feita pela secretaria de Assistência Social, com base em critérios como baixa renda.

“A questão da seleção das famílias é a mais importante daqui para frente”, concordou Maurin Ribeiro, que ressaltou também a importância de se verificar como será feita a utilização pelos usuários, para que o sistema não fique sobrecarregado e apresente falhas.

Também participaram da reunião os vereadores Jorge Menezes (PTB), Márcio Larranhaga (PSC), e os ex-vereadores Dourival Lemes e Eduardo Piacenti.

Comunicação / Câmara Municipal


OUTRAS NOTÍCIAS

Fique por dentro


Pastor Vinicius Sartório e obreiros da Universal recebem homenagem

A Câmara de São José do Rio Preto realizou nesta sexta-feira, 15 de agosto, sessão solene em homenagem ao pastor Vinicius Borges Sartório, em cumpr...


Câmara vota criação da Secretaria de Direitos Humanos

Os vereadores de São José do Rio Preto realizam na próxima terça-feira (19/08), no Plenário da Câmara Municipal, a partir das 14 horas, a 29ª sessã...


Mais Notícias >





A Câmara | Vereadores | TV Câmara | Acesso à Informação | Servidor On-line | Portal Antigo | Mapa do Site

Horário de Atendimento

De segunda a sexta-feira: 7:30 às 17:00

Nosso e-mail

camara@riopreto.sp.leg.br

Telefone

(17) 3214-7777


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!