Vereadores entregam relatório da CEI do lixo ao Ministério Público

Material colhido pela comissão será incorporado a inquérito civil que apura o fato


16 de novembro de 2017 - Categoria: Notícias da Câmara


Visualize fotos

 

Os vereadores que integraram a Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investigou a coleta de lixo na cidade entregaram, na tarde de hoje (16), o relatório final da apuração para o Ministério Público. O documento foi apresentado ao promotor de Justiça Sérgio Clementino pelos vereadores Pedro Roberto (PRP), relator da comissão, e Renato Pupo (PSD), membro.

A CEI investigou contratos e serviços da coleta de lixo em Rio Preto realizados durante a gestão do ex-prefeito Valdomiro Lopes. Entre os problemas identificados pelos vereadores estão indícios de: superfaturamento e pagamento inadequado na questão da limpeza de bocas de lobo, irregularidades na faxina urbana, descarte de resíduos em locais não licenciados, entre outros. Pedro Roberto destaca que a CEI sugere, entre outras medidas, o ressarcimento de pelo menos R$ 13,5 milhões aos cofres públicos pelos envolvidos.

De posse do documento, o Ministério Público vai aprofundar as investigações. “Existe um inquérito civil no qual a gente já vem apurando esses fatos. Esse material da CEI vai dar uma grande alavancada na nossa investigação”, disse o promotor.

Clementino explica que deverá providenciar novas diligências, como oitivas e buscar documentos adicionais. O Ministério Público também vai avaliar a questão do ressarcimento sugerido pela CEI. “Precisamos ver o que foi feito para se chegar a esse valor de R$ 13 milhões. Ainda não temos elementos para dizer se o valor é esse, se é menor ou maior.”

Cópias do relatório da CEI também serão entregues à Prefeitura, Polícia Civil e Tribunal de Contas. “Uma via irá para o Tribunal de Contas do Estado porque a gente entende que houve desperdício de dinheiro público. Uma via será entregue na Polícia Civil, porque vislumbramos fraude em licitação e isso é crime e a polícia poderá instaurar inquérito policial para apurar”, afirma Pupo.

Comunicação/Câmara Municipal


OUTRAS NOTÍCIAS

Fique por dentro


Vereadores aprovam cinco projetos na 17ª sessão

Durante a 17ª sessão ordinária, realizada no dia 13 de maio, os vereadores de São José do Rio Preto aprovaram cinco projetos de lei. Além dos temas...


Câmara instala CEI para investigar furto de fios

A câmara de São José do Rio Preto instalou Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar furtos de fios e cabos no município, assim como o f...


Mais Notícias >

Publicado em: 16 de novembro de 2017

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara






A Câmara | Vereadores | TV Câmara | Acesso à Informação | Servidor On-line | Portal Antigo | Mapa do Site

Horário de Atendimento

De segunda a sexta-feira: 7:30 às 17:00

Nosso e-mail

camara@riopreto.sp.leg.br

Telefone

(17) 3214-7777


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!